terça-feira, 17 de junho de 2014

Raça Girolando é destaque na Expogrande

Durante a 76ª edição da Expogrande, foram promovidas outras atividades dentro da programação do evento. Um dos destaques foi o julgamento da raça Girolando e torneio leiteiro realizados nos dias 02 e 03 de maio.

No torneio leiteiro a campeã em produção de leite foi Janista Gnomo, propriedade do criador Ronan Salgueiro da Fazenda Fazendão em Campo Grande (MS), com uma produção média de 107 litros de leite.

O criador ainda classificou outro animal pela segunda vez consecutiva, Pentium Shottle. De acordo com Ronan Salgueiro, "o resultado foi muito bom, muitos criadores participando, tudo isto faz com que a raça seja valorizada, com boa genética nota-se no nível dos animais na pista, a disputa foi acirrada e o Mato Grosso do Sul está se destacando no mercado nacional".

A médica veterinária Aurora Real, presidente do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul (NCGMS), "apesar do longo período de trabalho, todos os funcionários envolvidos, como estagiários, tratadores e criadores, participando e se empenhando durante horas de trabalho, enfrentando sol e chuva nesses dias, a raça fez bonito durante a Expogrande. A genética da raça mostrada na pista foi excelente, mostrando a evolução do rebanho sul mato grossense do setor leiteiro, que está em um momento de grandes incentivos por parte do governo, câmara, Seprotur, estimulando o consumo e despertando o setor. A expectativa é que novos produtores invistam na genética e que levem uma maior produtividade, viabilizando a atividade leiteira, aumentando o interesse aos criadores a adquirirem animais registrados e com uma produtividade acima de 20 litros de leite. Foram dois dias de atividades com torneio leiteiro, julgamento da raça, cursos, palestras, desfile dos campeões e premiação dos criadores" finaliza.

FOTOS

Veja todas as fotos


RESULTADOS

Grandes campeonatos e melhor úbere

Melhor Criador/Expositor

Categoria 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...