quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pré-seleção Girolando avalia qualidade de touros

A qualidade reprodutiva de 60 touros Girolando está sendo avaliada desde a última segunda-feira (20/05/13).
Os animais participam da 1ª Pré-Seleção de Touros, que definirá os reprodutores que poderão participar do Teste de Progênie da raça. A prova acontece na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba (MG).

Os animais serão avaliados semanalmente em relação a várias características.

Na parte reprodutiva, será verificada a capacidade de congelamento e descongelamento do sêmen, a quantidade de espermatozoide produzido e se algum apresenta defeito.

Na parte de sanidade, será testado se o animal tem alguma doença reprodutiva. Além disso, serão observados: libido, desempenho do ganho médio diário, temperamento, aptidão reprodutiva, termotolerância.

Todos passarão por exames andrológicos e mensuração de Perímetro Escrotal, que serão conduzidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A entidade também ficará a cargo do manejo da pastagem da área onde os touros estão alojados.

A Pré-Seleção de Touros será realizada de maio a novembro. A partir de 2014, o número de animais na prova deve ser ampliada, pois a procura por uma vaga no Teste de Progênie vem crescendo a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...