quinta-feira, 23 de maio de 2013

MEGALEITE 2013 - 30 de Junho a 07 de Julho


A última década confirmou a expansão da genética bovina leiteira no Brasil. Em 2002, as vendas de sêmen de raças leiteiras eram de 2.372.476 doses. Em 2012, o volume comercializado saltou para 4.897.734 doses, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial.

As pistas de julgamento e torneio leiteiros também refletiram esse crescimento das raças leiteiras, registrando quebra de recorde de produção e número cada vez mais crescente de animais nas feiras. É dentro dessa realidade que a MEGALEITE está comemorando 10 anos de existência. Principal evento do setor leiteiro, a feira será realizada de 30 de junho a 7 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e concentrará as disputas nacionais, interestaduais, estaduais e mostras das principais raças leiteiras do país: Girolando, Gir Leiteiro, Guzerá leiteiro, Holandês, Indubrasil leiteiro, Jersey, Pardo-Suíço, Simental leiteiro, Sindi e bubalinos. As inscrições para a raça Girolando começam no dia 29 de abril e encerrarão em 16 de junho.

A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é que as disputas na pista de julgamento tenham a participação de 800 animais. Já para o Torneiro Leiteiro, que distribuirá prêmios em dinheiro no valor total de R$ 30 mil, serão disponibilizadas 50 vagas para a raça Girolando. Além das disputas nos torneios leiteiros e julgamento, a programação contará com leilões, shoppings de animais, palestras e fórum de debates. Jornada Técnica - Pelo segundo ano consecutivo, a MEGALEITE sediará a “Jornada Técnica Girolando”. Voltada para criadores e profissionais do setor pecuário que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a raça, a Jornada Técnica conta com aulas práticas e teóricas.

O curso permite ao participante conhecer a formação e a história da raça, sua produtividade, rusticidade, além de aprender a selecionar os melhores exemplares da raça com base nas tendências do mercado. Para os profissionais da área é uma forma de ampliar seus conhecimentos a respeito do Girolando. A Jornada Técnica antecederá a programação da MEGALEITE, ocorrendo nos dias 28 e 29 de junho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

As inscrições poderão ser feitas de 27 de maio a 21 de junho pelo site da feira.

Larissa Vieira imprensa@girolando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...