terça-feira, 19 de março de 2013

CURSO

Preparação e apresentação de animais de pista

O Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, realizou nos dias 01,02 e 03 de março de 2013, o curso de preparação de tosquia de animais para exposição, foram utilizadas novilhas, vacas e bezerras.

O instrutor do Marcos Alves de Sousa, que ministra curso em todo o Brasil, mostrou aos produtores participantes a forma correta de tosquia do gado leiteiro e como conduzir o animal na pista e escolher os melhores animais com características leiteira para as exposições.

A correta preparação e apresentação dos animais nas exposições são essenciais para que suas qualidades fenotípicas sejam evidenciadas, contribuindo, desta forma, na obtenção de melhores resultados. O mercado de animais elite é extremamente competitivo e a busca pela valorização destes animais é fundamental para que estes sejam, posteriormente, comercializados a um alto valor.

O trabalho de preparação dos animais é iniciado anteriormente à data de realização dos eventos e leva em consideração: logística da propriedade, identificação de indivíduos potenciais, instalações e infraestrutura, categorias animais, preparação dos animais, doma racional, mão-de-obra, manejo alimentar, manejo reprodutivo e estudo de mercado. Por isso, neste curso foi discutido sobre mercado, manejo e apartação direcionados para a exposição, bem como as etapas para preparação e apresentação dos animais. Foi demonstrado as características morfológicas desejáveis nos animais que compõem um time de pista e qualificaremos profissionais interessados neste mercado, denominado “elite”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...