sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mato Grosso do Sul

MS vive o “despertar do leite” 
Valorização e divulgação da raça

Desde a divisão do estado do Mato Grosso, em 1977, o Mato Grosso do Sul, criado a partir daquele ano, não vivia um momento tão importante no que diz respeito à produção leiteira. Especialmente nos últimos 10 anos o Núcleo dos Criadores de Girolando do Mato Grosso do Sul tem desenvolvido importantes ações de valorização e divulgação da raça, com a finalidade de mostrar ao Brasil a qualidade do rebanho sul-mato-grossense e a aptidão dos animais para a produção leiteira.

22 Cidades: Antonio João / Aparecida do Taboado / Aquidauna/ Batayporã / Bela Vista / Campo Grande / Cassilândia / Corumbá / Costa Rica / Dourados / Glória de Dourados / Guia Lopes da Laguna / Miranda / Nova Andradina / Novo Horizonte do Sul / Paranaíba / Paranhos / Ponta Porã / Rio Brilhante / São Gabriel do Oeste / Três Lagoas / Vicentina

No primeiro semestre deste ano, o NCGMS teve motivos de sobra para comemorar com os produtores todos os avanços. O lançamento de uma nova logomarca - mais moderna e dinâmica - ajudou a traduzir com mais fidelidade a missão do núcleo, que é de integrar os criadores da raça no Estado.




Entre as principais atividades desenvolvidas está a inauguração da nova sede do Girolando, a realização do 1º Leilão Virtual e as participações nas principais feiras do Estado.


De acordo com a presidente do NCGMS, Aurora Trefzger Cinato Real, a criação de uma sede dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, capital do estado, é um grande apoio da Acrissul à classe e contribui para a integração entre os produtores. “Inaugurado em Dezembro de 2010, este espaço representa um ponto de encontro para os girolandistas. O espaço é bastante utilizado, principalmente durante as feiras e reuniões do grupo”, comentou.

Nos últimos meses, a raça teve uma ampla divulgação nas exposições agropecuárias do Estado. No mês de Abril, durante a Expogrande 2011 o número de animais e criadores inscritos foi muito superior ao que aconteceu na edição anterior da feira, que é uma das mais importantes no cenário nacional. O encontro contou ainda com torneio leiteiro e julgamento ranqueado.

Na feira de Paranaíba, realizada em paralelo à 9ª Expoleite, a 3ª edição de julgamento ranqueado do Girolando teve participação de animais e produtores de outros estados, a exemplo de Goiás. Sobre este evento a zootecnista e jurada efetiva da Raça Girolando, Lilian Mara Borges Jacinto, relata que o gado em exposição apresentou excelente qualidade e lembrou que muitos deles já haviam participado de eventos importantes no circuito nacional, como a Megaleite. “Foi de muito valor não só a qualidade dos animais, mas também a competência do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, porque a equipe provou que está sempre buscando a divulgação da raça com entusiasmo e convicção da relevância dela para a pecuária leiteira nacional”, salientou a zootecnista.

As potencialidades da raça também foram destaques durante a 41ª Expocenter, realizada em Cassilândia, também no interior de Mato Grosso do Sul, e que é considerada a maior exposição ranqueada do Girolando da região. Assim como na feira de Paranaíba, em Cassilândia mais uma vez a participação de produtores de unidades da federação foi fundamental para o sucesso da empreitada.

Para finalizar o semestre, no início do mês de Agosto, durante a 3ª Expanleite, em Aquidauana, município que fica a 125 km da capital do Estado, além da exposição de animais, a programação do evento incluiu o shopping leiteiro, o torneio leiteiro do Pantanal e o 3º Dia do Leite de Aquidauana.

Outro importante passo dado pela entidade foi a realização do 1º Leilão Virtual. O evento transmitido pelo Agro Canal teve 70 animais inscritos.


“O resultado do leilão foi fantástico, além da excelente comercialização, após o evento muitos criadores nos procuraram interessados em adquirir os animais registrados. No passado vender um animal registrado era bem difícil, pois, o produtor julgava o valor alto demais, hoje ao contrário, ele vincula a questão do registro com a qualidade”, comentou Aurora.

Novos tempos de acordo com o vice-presidente do NCGMS, Ronan Salgueiro, além de todas estas ações estratégicas, em 2011 o trabalho do grupo ganhou mais força com o apoio do Conseleite-MS. “O Conseleite desenvolve um importante papel na busca pela valorização do setor leiteiro do Mato Grosso do Sul, ou seja, agora temos o elo inteiro unido na tentativa de estabelecer o preço do leite”, mencionou.

Compartilha a mesma ideia o consultor da raça Girolando, Celso Menezes, que destacou os pontos arrojados da iniciativa. “Dentre várias ações, esta também servirá para o fomento da produção leiteira no Estado, principalmente pela pouca disponibilidade de animais para multiplicação de material genético superior. O leilão também traz vantagens imediatas aos compradores, através, por exemplo, da facilidade de pagamento. Outro ponto é o fato de oferecer animais de qualidade, inspecionados por uma comissão técnica e portadores de todos atestados sanitários que endossam a saúde dos mesmos. Enfim, esperamos que a ação tenha despertado nos produtores sul-mato-grossenses uma grande oportunidade de ampliar suas receitas da atividade de produzir leite, através da comercialização de animais”, relatou o consultor.



As atividades desenvolvidas pelo grupo resultam no que está sendo denominando “o despertar do leite em Mato Grosso do Sul”. Ronan afirma que o Girolando é a raça brasileira mais popular do País, quando se trata de produção leiteira, e que esta credibilidade está conseguindo ganhar o mundo. “O nome vem apresentando um crescimento mundial e a Associação Nacional vem trabalhando muito forte para divulgar essas características favoráveis. Em Mato Grosso do Sul não é diferente, os animais criados nas propriedades do Estado passam a ter mais valor e a procura se torna ainda maior”, mencionou.

De acordo com a diretoria, a cada dia novos produtores querem se associar ao Núcleo, que hoje conta com mais de 75 associados. “A expansão e a valorização do setor leiteiro no estado é uma realidade.

No próximo ano, Campo Grande será a sede do Congresso Brasileiro do Leite, o que demonstra que os produtores da região e principalmente do país começam a perceber como o Mato Grosso do Sul é um mercado importante para o leite”, comemorou o vice-presidente do NCGMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...