sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

1ºCongresso Brasileiro da Raça Girolando
Genética, Melhoramento animal, Cruzamentos, Fertilidade, Produção de sólidos e Sanidade


Começou nesta quinta-feira (22), em Araxá, o 1º Congresso Brasileiro de Gado Girolando. As palestras abordarão temas técnicos e científicos, como genética, melhoramento animal, cruzamentos, fertilidade, produção de sólidos e sanidade. O evento segue até 24 de setembro e é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Embrapa Gado de Leite e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


O 1º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que tem por objetivo discutir o futuro desta Raça que se tornou a principal alternativa para produção de leite nos trópicos, suas oportunidades e seus maiores desafios. Serão abordados temas importantes como o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, formação do banco de DNA da raça, uso de marcadores moleculares no programa de seleção, estratégias de cruzamentos, sustentabilidade da produção, pontos fortes dos animais girolando, entre outros. Marque na sua agenda este compromisso, você não pode ficar fora desta programação.

A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (23), às 8h30, com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento. A raça surgiu do cruzamento do gado holandês com o gir, mais adaptado às condições climáticas tropicais, e tornou-se a principal raça leiteira do Brasil, responsável por cerca de 80% da produção.

Minas Gerais, que possui a maior bacia leiteira do país, responde por quase um terço da produção nacional, com aproximadamente 7,9 bilhões de litros por ano. Diante deste contexto, o Governo de Minas criou o programa Minas Leite, que visa a implementação de políticas públicas para melhorar a qualidade da produção estadual.

Em 2011, a meta do programa coordenado pela Seapa é contar com pelo menos 1.000 fazendas assistidas por técnicos do Governo. Cada propriedade serve de unidade modelo para outras dez fazendas, gerando um processo multiplicador das técnicas de produção e de gerenciamento. Em quatro anos, já foram registradas melhorias significativas no processo produtivo das fazendas integradas ao programa. Com a finalidade de discutir os assuntos de interesse do setor leiteiro e dar suporte à elaboração de políticas públicas e privadas voltadas para o segmento.

O Governo de Minas criou também o Fórum do Leite, em agosto deste ano. Coordenado pelo governador Antonio Anastásia, o Fórum conta com a participação de representantes dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva do leite. De acordo com o secretário Elmiro Nacimento, essa iniciativa é um compromisso prioritário do Estado e corresponde a um dos deveres do governo, que é o de incentivar a produção e a industrialização do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...