terça-feira, 10 de agosto de 2010

Exposição Nacional da Raça

MEGALEITE 2010
O Mato Grosso do Sul (MS) busca consolidar o estado no mapa nacional do leite.

A MEGALEITE 2010 terminou com balanço positivo e quebra de vários recordes. O evento reuniu as principais raças leiteiras do país no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 27 de junho e 5 de julho. Alguns dos destaques foram os recordes dos Torneios Leiteiros das raças Girolando e Gir Leiteiro, cujas campeãs bateram as produções nacionais, e de preço de animais nos leilões.





O Núcleo de Criadores de Girolando do Mato Grosso do Sul, esteve presente participando deste evento, representado por vários criadores do estado e mais uma vez nosso estado conseguiu importantes resultados na Exposição Nacional da Raça.


Resultados do MS


Girolando ⅝
DISTINTA DAMIÃO FZD
3º Lugar Vaca Vitalicia
5º Lugar Torneio Leiteiro Megaleite 2010 - Média de 53Kg/dia.
Expositor: RONAN R. DE S. SALGUEIRO
Fazenda: FAZENDA FAZENDÃO
Município: CAMPO GRANDE – MS


Girolando ¾
NETUNO FAMOSO DONA BEJA
Reservado Progênie de Pai ¾
Expositor: RUBENS BELCHIOR DA CUNHA
Fazenda: FAZENDA SÃO MARCOS
Município: SÃO GABRIEL DO OESTE - MS


Girolando ¾
PANTRO GOLDWYN DLS PANTANAL
7º lugar bezerro ¾
Expositor: DENILSON LIMA DE SOUZA
Fazenda: FAZENDA CACHOERINHA
Município: TERENOS - MS


Depois de quatro anos, o recorde de produção do Torneio Leiteiro Nacional de Girolando voltou a ser batido. A vaca meio sangue Bárbara Teatro Pedra é a nova recordista da disputa. Durante o 21º Torneio Leiteiro de Girolando, encerrado na tarde de hoje (01/07) na MEGALEITE 2010, ela produziu 240,740 kg/leite e obteve média de 80,247 kg/leite/dia, batendo o recorde anterior de 76,710 kg/leite/dia que pertencia a Quartinha Terra Vermelha. Bárbara, que é de propriedade do criador Geraldo Marques, sagrou-se campeã geral do Torneio Leiteiro da MEGALEITE. A disputa contou com 38 fêmeas.

Outros três recordes foram quebrados no Torneio Leiteiro deste ano. Entre as novilhas 5/8, a nova recordista é Celeste Duhran Santa Luzia, da Tropical Genética. Ela teve produção de 163,090 kg/leite e média de 54,363 kg/leite/dia. Celeste bateu a produção da vencedora da categoria no ano passado, cuja média foi de 41,463 kg/leite/dia.

A novilha meio sangue Fan Mergulhão, de propriedade de Lauro Teixeira Pena, também terminou a disputa como recordista de sua categoria. Ela teve produção total de 173,130 kg/leite e média de 57,710 kg/leite/dia, cerca de 3,480 kg/leite a mais que a campeã de 2009. Entre as vacas ¼ de sangue, a vitória ficou com Sirene Paladino Onça, do criador José Henrique Guimarães. Ela bateu o recorde da categoria produzindo 149,690 kg/leite e média de 49,963 kg/leite/dia. Essa média supera em pouco menos de um kg/leite a da campeã de 2009.

Debates e lançamentos- A MEGALEITE abriu espaço para os produtores rurais apresentarem suas reivindicações. A feira sediou pela primeira vez uma audiência pública externa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Os produtores pediram a instalação de medidas para investigar a política de preço do leite pago ao criador, ação mais efetiva do governo federal para o fortalecimento do cooperativismo e política de proteção ao mercado interno.

Os criadores que estiveram na feira também acompanharam o lançamento do 6º Grupo de Touros do Teste de Progênie feito pela Embrapa Gado de Leite e pela Girolando. O Teste de Progênie permite conhecer o valor genético dos reprodutores para produção de leite através da avaliação das filhas desses animais. A versão on-line do Sumário de Touros pode ser acessada clicando aqui.

Curso Intensivo de Julgamento da Raça Girolando : Mais de três mil pessoas, entre crianças e adultos, aproveitaram a MEGALEITE para aprimorar os conhecimentos.

O 20° Curso Intensivo de Julgamento da Raça Girolando abriu a programação da feira. Setenta pessoas, entre agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, estudantes das Ciências Agrárias e produtores rurais, participaram durante três dias de aulas teóricas e práticas sobre a raça Girolando e sobre julgamento.

Nosso estado também esteve presente no curso com o objetivo de trazer novidades e principalmente planejar a realização do curso na próxima ExpoGrande 2011.

Aguardem novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...